quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Sou um girassol, e você? Seja também uma flor!


Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Tenho raiva das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam.

- Pois viva como as flores - advertiu o mestre.

- Como é viver como as flores? - perguntou o discípulo.

- Repare nestas flores - continuou o mestre, apontando para os lírios que cresciam no jardim. - Elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para  
aborrecimento.

Exercite, pois, é uma virtude rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores.


Esse pequeno texto foi um verdadeiro tapa na minha cara. E espero que o seja também a quem identificar-se com ele, pois um tapa dói mas a gente aprende. Afinal, quem já levou um não quer de jeito nenhum levar outro.

Existem os que aturam uns e não aturam outros, os que aturam qualquer um por pura obrigação e os que não aturam ninguém. "Ah, mas tem muita gente chata por aí", me disseram uma vez, "que não dá para aguentar". E quem disse que é fácil aturar gente chata? E as geniosas, as mentirosas, as ignorantes? E as que acham que o mundo gira em torno de seu umbigo e fazem questão de pisar em cima dos outros? É, meu amigo. Viver em um mundo desse não é fácil. Mas já dizia alguns "filósofos da atualidade": quer viver em harmonia com os imundos, sem contaminar-se? Aguente a sujeira deles. Aos poucos eles vão gostar do seu perfume e vão acabar se jogando numa banheira com água e sabão.

Assim é uma flor em meio à nojenta e espessa massa de adubo. Uma flor só não vai exalar perfume suficiente para conter a carniça, mas já é um bom começo. Mais tarde outras flores vão nascer.

Viver no meio de pessoas negativas e importunantes não deve ser uma pedra no sapato, e sim uma oportunidade de sobressair-se e fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: os comentários referentes a este post são moderados.

Para fins de aprovação, seu comentário deve estar relacionado com o conteúdo deste post, não ser escrito integralmente em letras maiúsculas e não conter palavras de baixo calão.

Obrigada pela visita!