domingo, 18 de outubro de 2009

Perigos na Internet - Parte III

Messenger/salas de bate-papo

Lembro-me de uma vez que, por curiosidade, entrei em uma sala de bate-papo que se dizia denominada para "cristãos - evangélicos". Comecei a conversar com algumas pessoas, com as quais mantive contato por Messenger mais tarde. Nessa mesma sala, algumas pessoas mal intencionadas começaram a me enviar frases maliciosas - um deles até tentou me seduzir -, o que fez com que eu me sentisse muito mal. Saí na mesma hora, prometendo a mim mesma que eu não entraria mais em salas como essa.

Não é de hoje que se presencia situações como essa. Como eu havia comentado nas postagens anteriores, a internet tem seus perigos, e identificá-los exige vigilância constante. Salas de bate-papo e Messengers, assim como as demais redes de relacionamento, são portas abertas para a ação do mal, potencializada pela possibilidade de anonimato.

Alguns cristãos podem dizer que não há nada de mais conhecer pessoas diferentes, mesmo que essas amizades sejam apenas virtuais. Muitos dizem até que esse tipo de relacionamento afetivo não prejudica suas vidas, uma vez que não estão expostos aos perigos de um encontro pessoal. E quantos já não iniciaram um relacionamento amoroso a partir dessas redes, mesmo sem conhecer pessoalmente aquela pessoa com quem anda teclando há tanto tempo? Até mesmo casamentos são desfeitos pelo fato de um dos cônjuges se envolverem em relacionamentos desse tipo.

Os problemas relacionados aos messengers e salas de bate-papo vão além do perigo de expor nossas vidas a desconhecidos. Por não conhecermos bem a pessoa com a qual estamos teclando, não sabemos quais são suas reais intenções. Além do mais, quem garante que uma amizade virtual é mais segura? Existem, inclusive, "espiões" por trás de pessoas que parecem ser bem intencionadas, e a partir daí as consequências são imagináveis. Os noticiários são prova disso.

Mas o que fazer diante do perigo iminente?

Não generalizemos. A rede não é usada exclusivamente pelo mal, pois existe a possibilidade de se estabelecer relações saudáveis. Abrir o olho e tomar alguns cuidados é um preventivo tanto para a sua integridade moral e física - sim, física - quanto ESPIRITUAL. Eis alguns conselhos:
  • Não se deixe enganar. Mesmo que uma determinada sala de bate-papo se autodenomine "cristão", ela proporciona livre acesso a qualquer pessoa. Agora, vai por mim, por que você acha que pessoas mal intencionadas preferem espalhar sujeira justamente em salas "cristãs"?
  • Essa é velha, mas é sempre bom lembrar: não adicione em messengers contatos desconhecidos.
  • Não deixe contatos de e-mails espalhados por aí, principalmente em sites de relacionamentos.
  • Vale a pena investir em um namoro virtual?
  • Tanto em conversas pessoalmente quanto virtualmente, vigie. Sobretudo se o seu amigo não for cristão. Aproveite esses momentos para evangelizá-lo.
  • Cultive amizades reais. Nada melhor do que conversar "olhos nos olhos" e compartilhar bons momentos ao lado daqueles que tanto gostamos.
  • Se possível, abra mão de amizades virtuais. Tente estabelecer contato virtual apenas com pessoas distantes, como parentes que moram em outros estados ou amigos que você não vê há muito tempo.
  • Fuja da aparência do mal. Um bom papo não nos seduz a ponto de prejudicar nossa integridade moral e espiritual.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4:23
By Camila Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: os comentários referentes a este post são moderados.

Para fins de aprovação, seu comentário deve estar relacionado com o conteúdo deste post, não ser escrito integralmente em letras maiúsculas e não conter palavras de baixo calão.

Obrigada pela visita!