
Tomadores de tempo
"Já parou para pensar em quanto tempo você fica na internet?", perguntei um dia desses a mim mesma. "Agora, calcule o tempo em que você faz aquilo que realmente deve ser feito". É difícil saber o tempo exato que está sendo empregado naquilo que realmente importa, mas tentei. E me impressionei com o resultado. Definitivamente, meu dia renderia mais se eu cortasse várias inutilidades que eu encaixo no meu tempo disponível todos os dias.
O que são esses terríveis tomadores de tempo? Tudo o que não é prioritário, urgente ou importante. Às vezes é um e-mail "bonitinho, gracioso" que alguém lhe envia; outras vezes, é um jogo no qual você está quase viciado; uma ou várias músicas da(s) qual(is) você tanto gosta; uma reportagem naquele site de fofocas que você visita quase todas as vezes em que está diante dessa máquina, etc. Os tomadores de tempo constituem uma massa de inutilidades tão grande que não caberia aqui se eu pudesse citá-los aqui, um por um.
O perigo nos tomadores de tempo nem sempre são eles mesmos. Em sua grande maioria, são pequenas coisas aparentemente inofensivas e que não vão tomar tanto tempo assim. O perigo está em onde eles podem levar. Pense comigo: se você começar a ver um vídeo, ouvir uma música, conversar com alguém online, ver um álbum de fotos, você fica tão envolvido nisso que nem percebe que seu tempo está escoando feito água no ralo. E, pior, seu dia termina com você tendo feito pouco ou quase nada de importante.
Pessoas que empregam mal o seu tempo, principalmente com os tomadores de tempo presentes na rede, acabam esquecendo dos seus afazeres, das pessoas e até de suas próprias vidas. Esquecem que enquanto estão trancadas no seu mundinho, existem milhões de pessoas no planeta precisando de sua ajuda. Não é nem o mundo inteiro, mas sua comunidade, seus vizinhos, seus pais, seu filho, ou você mesmo.
Empregue seu tempo em coisas que o edificarão. Veja como:
- Invista no seu relacionamento com Deus. Ler a Bíblia, jejuar, orar com mais frequência e se envolver, direta ou indiretamente, com as coisas de Deus, trazem benefícios incomparáveis a qualquer outra atividade. Sua alma agradece.
- Controle o seu tempo. Tenha uma agenda em mãos e anote tudo o que você precisa ou quer fazer, estabelecendo horários e datas. Mas não se esqueça de listar as atividades em ordem hierárquica, ou seja, primeiro as urgentes, depois as prioritárias e, por último, as importantes. Sobre tudo o que ficar de fora dessa hierarquia, pense se realmente vale a pena.
- Estabeleça objetivos. Depois, trace metas para atingir esses objetivos e as estratégias para cumprir cada uma das metas. Saiba que quem tem objetivos melhora o humor, fica mais disposto e com a auto-estima lá em cima.
- Ao acessar a internet, anote os sites que realmente precisa visitar e o que será feito em cada um deles. Se for preciso, controle o seu tempo gasto na internet.
- Evite e-mails fúteis, bate-papo em messengers, vídeos menos importantes, jogos e tudo o que não contribuir em nada no rendimento das suas atividades. Caso haja algo que realmente o interesse, estabeleça um pequeno tempo para dar uma olhada nesse material "excedente".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: os comentários referentes a este post são moderados.
Para fins de aprovação, seu comentário deve estar relacionado com o conteúdo deste post, não ser escrito integralmente em letras maiúsculas e não conter palavras de baixo calão.
Obrigada pela visita!